A grama do vizinho é realmente mais verde?!

27/04/2018

Em minha prática clínica me deparo com uma crença muito corriqueira, a crença de que somente nós temos problemas e o resto do mundo está bem. "Fulano é tão bem resolvido", "Ciclano parece bem o tempo todo, como ele consegue?".

O comportamento de se comparar ao outro é comum, normal, desde que essa comparação seja feita de forma funcional. Admirar o colega que começou a acordar mais cedo para correr e se motivar a fazer o mesmo, ver a amiga começar um curso e se animar para voltar a estudar, esses são exemplos de comparações saudáveis.
Por outro lado, olhar para o outro se sentindo inferiorizado, maximizando os problemas e achando que só nós o temos, além de ser uma comparação injusta, pois não sabemos realmente sobre a vida do outro, atribuímos a nós uma carga elevada de sofrimento e cobrança. Passamos a viver algo que não nos pertence, uma fantasia, algo imaginado, ao invés de percebermos nossos pontos positivos e coisas boas que acontecem em nossa vida.

Não, a grama do vizinho nem sempre é mais verde que a nossa. Aquela pessoa que parece ter a vida perfeita pode ter tantos problemas quanto você e ela só parece perfeita pois você atribuiu isso a ela, você fantasiou isso e passou a se comparar com algo que pode nem ser real.
A grande questão é que só nos sabemos sobre nossos dilemas, nossos sofrimentos e absolutamente todos temos dias ruins, mau humor, sentimos raiva, passamos por problemas difíceis, porém nem sempre demonstramos, pois cada um tem a sua forma de lidar com isso.
Então, que tal colocar algumas reflexões em prática?

  • Seja gentil com você! Pense naquela crítica tão profunda que você não faria a outra pessoa, porque você faz consigo?;
  • Compartilhe suas angustias com pessoas de sua confiança, amigos, familiares, assim você verá que aquele problema é mais comum do que se imagina;
  • Ao reparar que está se comparando demais com os outros, pare, perceba esse comportamento e comece a olhar a sua volta, procure as coisas boas que estão acontecendo e viva a sua realidade. Lembre-se que ninguém é perfeito e você pode estar se comparando a algo que você fantasiou.

Maiara Cristina Silva
Psicóloga 
CRP 06 /136239  

© 2019 Maiara Cristina Silva - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora