O que fazer em um ataque de Pânico?!

22/10/2018

Um guia do que fazer em um ataque de pânico e/ou ajudar alguém que está passando por isso.

1. Entenda que vai passar:

Por pior que seja o misto de sentimentos, pensamentos e sensações vivenciados, o ataque de pânico não vai durar para sempre, geralmente são 10 a 15 minutos. Até porque, o ataque de pânico nada mais é do que uma preparação do corpo para luta ou fuga diante de uma situação de alerta para o perigo real ou imaginário. Então, da mesma forma que o corpo se prepara para lutar ou fugir, ele também relaxa quando se sente seguro.

2. Entenda que seus sentimentos, pensamentos e sensações vivenciados no ataque de pânico NÃO são perigosos:

Você NÃO vai infartar porque o seu coração está acelerado, você NÃO enlouquecer porque está sentindo sensação de irrealidade, seus pensamentos catastróficos NÃO irão acontecer só porque você está pensando. São apenas sentimentos, pensamentos e sensações que vem e vão embora. Nada mais que isso!

3. Faça respiração diafragmática:

Quando você respira profundamente, manda uma mensagem ao seu corpo dizendo que tudo está bem e você está fora de perigo. Assim seu corpo sai do estado de alerta e volta ao estado normal mais rápido. Para fazer a respiração, você pode usar a técnica 4.2.6. Inspire profundamente pelo nariz contando até 4, segure a respiração por 2 segundos e solte a respiração pela boca lentamente contando até 6. Repita esse processo quantas vezes achar necessário ou até se acalmar.

4. Coloque sua atenção no ambiente:

Procure tirar o foco da atenção nas sensações corporais ( coração acelerado, respiração ofegante, sensação de tontura...) e tente focar no ambiente. Observe a sua volta, perceba as cores, conte quantos móveis tem no cômodo em você está ou quantos objetos tem ao seu lado, descreva detalhadamente um deles.

5. Procure ajuda profissional:

Um profissional da saúde mental te ajudará a compreender crenças e formas disfuncionais de pensar que vem gerando ansiedade em grau elevado. Se conhecer é tão importante quando aprender a lidar com seus momentos de ansiedade.

Maiara Cristina Silva
Psicóloga
CRP 06/136239

*Este guia não substitui psicoterapia ou tratamento psiquiátrico.


© 2019 Maiara Cristina Silva - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora