Pandemia e ansiedade: O que posso colocar em prática?

07/07/2020

A ansiedade é uma emoção natural de todos os seres humanos e, como toda emoção, tem a sua função. Ela nos ajuda a lidar, pensar e planejar possíveis perigos. Como um alarme de carros, por exemplo. Usamos para prevenir algo que, pode ser que ocorra, pode ser que não, ou seja, a ansiedade é muito funcional e nos ajuda bastante. O grande problema surge quando o alarme começa a disparar constantemente, mesmo sem algum perigo real.

O atual momento em que estamos vivendo, está agravando sim, transtornos de ansiedade, como síndrome do pânico, ansiedade generalizada, entre outros. Isto se dá por vários motivos, como, mudança brusca da rotina, excesso de notícias, falta de organização, procrastinação, preocupações em demasia, dificuldades em tolerar ou adaptar à imprevistos. Por isto, algumas reflexões e mudanças de hábitos são importantes, hoje vamos focar no excesso de informação e na falta de organização.

Obviamente, é importante se informar do que vem acontecendo, porém, existe uma linha tênue entre se manter informado e a obsessão em saber tudo o que está ocorrendo a cada minuto. Penso que uma boa escolha, seja ver algumas notícias por dia, com o objetivo principal, que é você se atualizar e não ser bombardeado de informações que só irão gerar angústia e preocupação.

Outra estratégia muito funcional para amenizar sintomas de ansiedade é se organizar. Faça um planejamento dos seus dias e procure por em prática coisas que são importantes para você. Nos últimos meses, tenho visto informações padronizadas sobre o que fazer na quarentena, creio que algumas são válidas, como fazer exercícios físicos, fazer chamadas de vídeo, mas é importante pensar no que faz sentido para você e ocupar o seu tempo com estas atividades. Você pode refletir: O que me deixaria contente ou mais tranquilo, caso eu colocasse em prática? E quais atitudes/ comportamentos, eu posso fazer hoje para que isto ocorra? Divida uma atividade grande em mini tarefas e faça cada uma de uma vez, dentro da sua disponibilidade. Isso também ajuda a trabalhar a procrastinação, um dos fatores que piora a ansiedade.

Por último, algo que eu sempre gosto de destacar, procure ajuda. Desde os primórdios, o ser humano busca auxílio em situações difíceis e você não precisa sofrer sozinho. Compartilhe suas angústias, medos, preocupações e se perceber necessário, busque ajuda profissional.

Maiara Cristina Silva
Psicóloga CRP 06/136239
@psicomaiarasilva

© 2019 Maiara Cristina Silva - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora